A prevenção é sua aliada!
É o câncer mais comum entre os homens e ocasiona 29% dos diagnósticos de câncer no Brasil, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) entre 2020 e 2022 a cada ano é previsto 65.840 novos casos de câncer de próstata no país. Homens que estão com excesso de peso, sofrem de obesidade ou possuem mais de 55 anos, são mais propensos à obter a doença.
É importante ressaltar que também existem casos de câncer de pênis, que em algumas situações resultam na amputação do órgão. O INCA estima que entre os anos de 2016 e 2020 o Câncer de Pênis afetou 10.265 brasileiros. Os principais fatores que ocasionam esta doença é a falta de higiene íntima ou higiene íntima malfeita e infecção por HIV.
Como forma de prevenção os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos de idade, para aqueles que possuem antecedente familiar, e 48 anos, para aqueles que não possuem antecedentes familiares com a doença. Para investigar e descobrir se existe alguma presença da doença são feitos dois exames iniciais.
Exame de toque retal
É feito uma avaliação do tamanho, forma e textura da próstata, o médico introduz o dedo protegido por uma luva que estará lubrificada no reto do paciente, dessa forma é possível palpar as partes laterais da próstata, possibilitando uma análise rápida.
Exame de PSA
É feito uma análise do sangue do paciente, medindo a quantidade de proteína que é produzida pela próstata, Antígeno Prostático Específico (PSA). Se o paciente estiver com níveis altos dessa proteína no sangue pode significar que esteja com Câncer de Próstata.
Biópsia
Este exame é feito para obter uma confirmação a respeito da doença, é retirado pequenos pedaços da próstata que serão analisados em laboratório. Este exame é indicado em casos que sejam encontrados alguma alteração nos exames de toque e PSA.
Sintomas do Câncer de Próstata
- Dor nos ossos
- Dor ao urinar
- Vontade de urinar com frequência (Mesmo quando a bexiga está vazia)
- Fluxo urinário em gotas ou jatos sucessivos
- Sangue na urina e/ou no sêmen
- Disfunção erétil
- Fraqueza ou dormência nas pernas
Diagnóstico precoce é decisivo para salvar a sua vida
Fatores de riscos
- Possuir mais que 40 anos de idade, após os 50 anos as probabilidades de ter Câncer de Próstata aumentam rapidamente. Aproximadamente 60% dos casos de Câncer de Próstata são diagnosticados em homens que possuem mais de 65 anos de idade.
- Se possuir no histórico familiar algum parente de primeiro grau que já foi diagnosticado com Câncer de Próstata as probabilidades mais que duplicam.
- É mais comum em homens que possuem ascendência africana e caribenha, os motivos dessa ocasião ainda não são claros pela ciência.
- Mutações dos genes BRCA-1 ou BRCA-2 que produzem proteínas. Estão relacionados ao risco de desenvolver mais de um tipo de Câncer, em relação a próstata a mutação do BRCA-2 é mais perigoso.
- Alguns estudos científicos sugerem que pessoas que consomem muitas gorduras e pouca fibra, e que se alimentam de poucas frutas e vegetais aumentam os riscos de contrair o Câncer de Próstata, mas ainda existem controvérsia nesses casos, a ciência segue investigando.
- É possível que homens que sofrem de obesidade ou estão acima do peso corram mais risco de obter o Câncer de Próstata.
Visualize a cartilha com mais informações Clique aqui | Visualize o infográfico com mais informações Clique aqui |
História do Novembro Azul
No ano de 2003 em Melbourne, na Austrália surgiu a iniciativa que conhecemos como Novembro Azul, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery que estavam se divertindo em um bar, estavam conversando entre eles sobre tirar o bigode, na época ficar sem bigode não era moda.
Por coincidência a mãe de um colega deles participava de campanhas relacionadas ao combate do câncer de mama, com isso tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização da saúde masculina.
O mês de novembro foi escolhido por conta do dia 17 ser o dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, eles e mais 30 pessoas que aceitaram participar da campanha passaram a deixar o bigode crescer.
Um ano se passou e foi fundada a Movember Foundation, organização sem fins lucrativos que atua na arrecadação financeira para o combate do câncer de próstata. Além de poderem doar de forma online, no site era possível compartilhar fotos do seu bigode crescendo durante o passar dos dias.
O Novembro Azul chegou no Brasil no ano de 2008, trazido por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Seu principal foco era quebrar os tabus relacionados ao toque retal, tabus que existem até hoje, a primeira campanha teve como lema “Um Toque, Um Drible”.