
Automação gera desemprego?
A Automação pode sim gerar um deslocamento nos empregos no curto prazo. No entanto, no longo prazo, os padrões de trabalho irão simplesmente mudar.
O uso da automação para aumentar a produtividade, além de diminuir os custos, funciona basicamente da mesma maneira que os avanços tecnológicos de épocas passadas, como a implantação da linha de produção. Além de melhorarem muito a qualidade de vida das pessoas, estes eventos criaram novas formas de emprego.

Com o crescimento da automação descobriremos novas aptidões e novos trabalhos. A atual evolução da Automação e a mesma do passado onde também existiam os “destruidores de emprego” como o automóvel (que atingiu empregos no setor de carroças), o computador (que atingiu empregos no setor de máquinas de escrever) e a energia elétrica (que atingiu empregos no setor de fabricação de velas).
Atualmente o computador, o automóvel, a internet, a luz elétrica e a mecanização da agricultura, por exemplo, fizeram várias formas de emprego obsoletas. Nem por isso a humanidade vive hoje a margem da pobreza, pelo contrário, criaram-se novas formas de ganhar a vida. A automação promove tal transformação e multiplicação de atividades.