CCM – Centro de Controle de Motores
Centro de Controle de Motores, conhecidos também por CCM é um sistema elétrico projetado para gerenciar e controlar motores elétricos em ambientes industriais. Ele atua como o cérebro por trás da operação dos motores, coordenando suas funções de acordo com as necessidades específicas do processo, é projetado para gerenciar vários motores a partir de um local centralizado, facilitando na manutenção e instalação do sistema.
Os fabricantes dividem suas linhas de produtos em categorias de baixa tensão, média tensão e alta tensão. Se baseando no fabricante Allen Bradley/Rockwell Automation, no qual somos integradores autorizados, podemos visualizar que existem algumas linhas de Centros de Controle de Motores:
- CENTERLINE 1500
- CENTERLINE 2100
- CENTERLINE 2500
- FLEXLINE 3500
Para construir essa publicação estamos nos baseando na linha FLEXLINE 3500, de baixa tensão, na imagem abaixo podemos visualizar um pouco da estrutura e funcionalidades deste modelo.
Especificações do FLEXLINE 3500
É uma solução para controle de motores de baixa tensão, distribuindo a alimentação, possui equipamentos de manobra elétrica e tem o controle centralizado. Atende às normas IEC 61439-1 e 2.
- Barramento principal: 485 a 6.000 A
- Barramento vertical: 770 a 2.000 A
- Gavetas fixas e removíveis
- Capacidade de corrente das gavetas removíveis de até 630 A
- Alimentação de controle: 24 Vcc, 110 a 240 Vca
- Frequência: 50/60 Hz
- Capacidade de interrupção de curta duração (Icw): até 100 kA
- Tensão operacional de até 690 V
- Atende às IEC 61439-1 e 2
- Grau de proteção do gabinete até IP54
Benefícios e aplicações práticas de Centro de Controle de Motores
Simplificação da manutenção e monitoramento, rápida identificação e resolução de problemas, e integração de funções de controle em um único painel.
Com recursos avançados de monitoramento, o CCM permite a implementação de manutenção preditiva, prolongando a vida útil dos motores e reduzindo custos de manutenção. O uso de inversores de frequência nos CCMs otimiza o consumo de energia, ajustando a velocidade dos motores conforme necessário, resultando em economia de energia e custos operacionais.
Também melhoram a segurança, protegendo os motores contra sobrecargas e outras condições adversas, reduzindo o risco de danos e acidentes. Eles são amplamente utilizados em indústrias como petroquímica, mineração, manufatura e tratamento de água, sendo essenciais para operações que exigem alta confiabilidade e controle preciso de motores.
Os componentes CCMs aumentam a eficiência energética e reduzem o consumo de energia em sua operação. Proporcionando controle preciso sobre a velocidade, direção e torque do motor, reduzindo o desperdício de energia e as emissões de carbono.
Tecnologia IntelliCENTER
É uma solução avançada para os Centros de Controle de Motores da Rockwell Automation/Allen Bradley. Oferece uma série de recursos que melhoram a comunicação em rede (EtherNet/IP), análise de dados, eficiência e aumenta as funcionalidade dos CCMs, listamos algumas dessas funcionalidades abaixo:
- Diagnóstico em tempo real: Permite monitoramento preciso do desempenho do CCM e dos equipamentos relacionados ao sistema de controle.
- Documentação: Facilita o acesso à documentação do CCM, como manuais, esquemas elétricos e listas de peças sobressalentes.
- Visualizações gráficas: Exibe dados de dispositivos individuais e informações críticas de status através de representações gráficas (Dashboards).
- Assistente de integração: Cria automaticamente uma árvore de E/S (I/O) no ambiente do Studio 5000 ou preenche automaticamente os dados do medidor no FactoryTalk EnergyMetrix.
- IntelliCENTER Energy: Configuração automática e pré-configurada do FactoryTalk EnergyMetrix para dispositivos de controle inteligente de motor, mostrando o histórico de consumo de energia.
Smart Components – Modular
Utilizar sistemas modulares facilitam a manutenção e instalação, são encaixados como se fossem “gavetas”. Abaixo listamos alguns dispositivos que são compatíveis com os modelos de gavetas modulares:
- Relés de sobrecarga E100 e E300
- Contatores IEC 100-C e 100-E
- Disjuntores de proteção do motor 1040MT ou protetores de circuito de motor 140MG
- Disjuntores de proteção do motor 140UT
- Disjuntores em caixa moldada 140G
- Inversores PowerFlex série 520 ou 750, com um conjunto de ventilador/filtro para gerenciar aquecimento e poeira
- Fontes de alimentação
- Dispositivos de monitoração de energia
- Switches de rede Stratix