Padrão global para organização de indústria
A General Motors Corporation conhecida pela sua sigla GM é uma das maiores produtoras do setor automotivo do mundo, possuindo diversas marcas conhecidas no mercado mundial como Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, OnStar e Wuling entre outras.
Diversas fábricas produzindo carros em todo mundo e você deve se perguntar como eles conseguem deixar a “casa” em ordem possuindo tantos sistemas, maquinários e colaboradores dentro e fora de suas fábricas. A resposta é simples, a utilização de padronizações de procedimentos que variam desde o setor administrativo até ao setor industrial, diversos documentos com explicações são compartilhados de forma comum. Um engenheiro que trabalha nas instalações da GM situadas na Europa consegue efetuar o seu trabalho normalmente em uma instalação do Brasil, por exemplo. Independentemente do país ou língua são seguidos o mesmo padrão.
O padrão utilizado pelas fábricas da General Motors para Software é chamado de Global Common Control Software, mais conhecido pela sua sigla GCCS, atualmente se encontra em sua segunda onda. O foco deste conjunto de procedimentos é melhorar a precisão, velocidade e a comunalidade nos projetos e serviços que serão efetuados dentro das fábricas.
Existem também procedimentos para projetos mecânicos, projetos elétricos, instalações elétricas, instalações de rede e programação de softwares.
Essa organização permite também que empresas terceirizadas efetuem a entrega de produtos e serviços dentro do padrão. Para que isso ocorra é necessário a adaptação das formas de trabalho que são utilizadas dentro da GM. Cursos são realizados para alinhar a padronização dos serviços dentro das fábricas, facilitando a prestação de serviço e captação de mão de obra para as unidades da General Motors.