Comunicação via acoplador ótico de dados é uma realidade comum no meio industrial e é amplamente utilizada pela LMLogix em suas aplicações.
O contato com máquinas importadas da Europa desde os anos noventa permitiu a LMLogix adquirir grande experiência com sensores laser de posicionamento e com acoplamento de dados ótico.
Nos anos 90, os primeiros equipamentos tinham recursos para os meios de comunicação da época, como RS232, RS422 e RS 485 por exemplo. Atualmente esta tecnologia pode ser encontrada para a maioria dos protocolos de comunicação como Ethermet, Profinet, Profibus, Interbus, Devicenet, Interbus, CanOpen por exemplo.
Em aplicações móveis com movimento linear a utilização de rádio passa a ser um desafio pois a regulação do nível de sinal não é automática e pode ser insuficiente quando distante e saturar quando próximo. A solução para estes casos tem sido aplicar um cabo radiante em todo o percurso da aplicação, porém esta solução é de alto custo e sua aplicação se torna economicamente inviável em alguns casos. Para aplicações com movimento linear a utilização do acoplados de dados óptico é uma solução mais eficaz e com excelente custo benefício.
O acoplador de dados ópticos permite a transmissão de dados, de forma extremamente estável, a distâncias de até 300 m, logo pode ser aplicado em qualquer equipamento de movimento linear.
A aplicação é extremante simples pois exige apenas alimentação (normalmente 24 Vcc), fixação mecânica, alinhamento e as conexões. As configurações são realizadas de fábrica.
A aplicação do dispositivo não implica em perda de performance na comunicação. Em Ethernet, por exemplo, a velocidade de comunicação pode ser de 10 ou 100 MBit / s full duplex. Tal flexibilidade permite que estes equipamentos possam ser aplicados em outras áreas como câmeras baseadas em IP para efeitos de controle, manutenção e inspeção.